César Filipe Bonaparte. Tecnologia do Blogger.
RSS

Curso Online de Violão: Aula 3

Tablatura 

Tablatura (tablature ou tabulature ou tab em inglês) é um método usado para transcrevermúsica que pode ser tocada em instrumentos de corda como violões, guitarras e baixos, e também em outros instrumentos como gaita e bateria. Ao contrário das partituras que exigem maior conhecimento de música e bastante treino, as tablaturas são voltadas para o músico iniciante ou prático.

Lendo Tablaturas

O conceito básico da tablatura é apresentar no papel um conjunto de linhas que representam as cordas do instrumento. Sendo assim para uma guitarra ou violão comum você terá seis linhas, para um baixo de quatro cordas terá quatro linhas, para um baixo de cinco cordas cinco linhas, para uma guitarra de sete cordas sete linhas e assim por diante.


Uma tablatura vazia de guitarra ou violão apresenta-se da seguinte forma:

E -----------------------------------------------------
A -----------------------------------------------------
D -----------------------------------------------------
G -----------------------------------------------------
B -----------------------------------------------------
E -----------------------------------------------------

A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi mais grossa) e a linha de cima representa a corda mais fina (mi mais fina). De cima para baixo as linhas representam as cordas mi, si, sol, re, la, mi.Atenção, sempre se lê as cordas do violão de baixo para cima, a primeira corda do violão é na verdade a de baixo. A corda mi mais fina.

Confira as outras aulas já disponíveis clicando AQUI

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: